quinta-feira, 1 de abril de 2010

Alguém tem um teto aí? Não, mas tem Praça!

 “Eu não sei porque pobre incomoda tanta gente neste país! Não, porque a verdade é essa, é que incomoda. Você dizer que vai fazer as coisas para os pequenos neste país incomoda, é perda de tempo. Inclusão, fazer estrada, fazer Bolsa Família, tudo isso é secundário. O que é importante é fazer infraestrutura. Obviamente que nós concordamos, mas se a gente fizer um aeroporto e do lado de fora tiver o povo morrendo de fome, quem vai viajar de avião? Quem vai viajar de avião se o povo não pode comer?
(Presidente Lula no discurso do lançamento do PAC 2)
Essas palavras me vieram hoje. Estava na Praça da Matriz, ás 22:50, com alguns amigos. Depois das 22h é que começam a aparecer os menos favorecidos da cidade, em busca de um lugar pra ficar. Dentre eles, alguns bêbados... Outros só atrás de tirar seu sono depois de um dia longo, quem sabe até com a barriga seca, com fome! A Praça da Matriz é belíssima, arborizada, com uma passarela, embaixo uma fonte linda e colorida com luzes. Vejam só o contraste disso tudo, com as roupas rasgadas e o barulho trazido pelos pobres que não tem se quer um teto pra dormir.
Eis que surge na calçada ao lado da praça uma leve discussão entre dois “mendigos”, chamando atenção das poucas pessoas que ainda estavam na praça.
Um, que estava dormindo no chão da calçada foi interrompido por outro, que estava embriagado, que queria ocupar o mesmo espaço coberto, já que o sereno fino da chuva caia.
Dois minutos, no máximo, o carrão Hilux da Ronda do Paquerão, digo, Ronda do Quarteirão encosta, pedindo pro pobre senhor procurar outro lugar!!! O Coitado deve ter pensando: Mais eu vou pra onde?!
Veja só: O Governo do Estado, grande Cid Gomes, que comprou carrões pro Ronda e que além de segurança precisa oferecer educação, saúde, alimentação e moradia, pede pro pobre, que nem tem educação, saúde, alimentação e moradia, sair da rua! Tanto dinheiro público investido na urbanização da nossa cidade pelo Prefeito, enquanto tem gente com fome e sem ter onde morar!
Agora eu faço uma indagação: Cadê o direito social á moradia? Pra onde foram as Casas Populares que o Prefeito fala tanto? Depois da alimentação, que com certeza faltava a todas aquelas pessoas, a moradia é necessidade básica de uma pessoa.
É um absurdo tanto dinheiro investido na infraestrutura da nossa cidade, enquanto tem gente morrendo de fome e sem lugar pra morar!
É um fato, a cidade ficou linda, mais á que preço? Ainda acho a Dignidade Humana prioridade.
Eu fico pensando que muita gente que tem cargo público nesse país infelizmente não vê as coisas como o nosso Presidente, que com ações e verbas do Governo Federal tenta diminuir a desigualdade social no Brasil, que diminuiu e muito nos últimos anos, porém muita coisa ainda precisa melhorar e acredito que podemos.
To indo dormir, na minha cama, mas nada confortável pensando naquelas pessoas que vão dormir no chão, mas com vista pra Praça da Matriz.

4 comentários:

  1. O problema de hj é que ninguém se empenha em tais papéis trazendo propostas para a melhoria de vida dessas pessoas ao invés disso se preocupam com problemas menores como o de construir uma cachoeira sem n nenhuma necessidade.!

    ResponderExcluir
  2. erick eles na vao dar casas pra quem nao pode pagar as contas vc nao entende que eles querem tudo? de que adianta dar uma casa digamos no valor de 10 mil reais a uma pessoa que nao vai nos dar mais com o imposto de suas contas pagas? sacas? td mundo que ganha essas casas tem com se manter. bjo

    ResponderExcluir
  3. muito interessante esta matéria, e eu pergunto há segurança tem o direito de não permitir que os hospede de rua não possa usar a rua se o único ambiente que eles tem é a rua??? nosso direeeeeeeeitos vulgo a bela constituição brasileira, onde estão????? a beleza depende de quem observa, aposto que você se sentiu mal com tanta beleza... Lucia Morais

    ResponderExcluir
  4. Acho importante esse lado de assistencia social, que o governo Lula desempenha com tanta força de vontade. Não é por acaso que a popularidade do presidente está sempre em alta. Eu mesmo terminei uma Faculdade graças ao ProUni. Gosto desse presidente. Espero que as coisas continuem indo bem com nosso próximo governante.

    ResponderExcluir